A metodologia a seguir demonstra de forma simplificada o processo de Valuation de empresa através da metodologia de fluxo de caixa.
Para calcularmos o valor da operação, precisaremos estimar o EBITDA (geração de caixa operacional da empresa) para os próximos anos, assim como investimentos, variação de capital de giro e impostos sobre resultados.
Com o valor da operação calculado, descontaremos passivos financeiros e contingências fiscais e trabalhistas e adicionaremos aplicações financeiras, por exemplo. Com isto, chegaremos ao Valuation da empresa, ou equity value.
A metodologia de fluxo de caixa descontado é a principal de nosso laudo de valuation. Por seguirmos o padrão da CVM, incluímos outras duas metodologias acessórias: múltiplos de mercado e patrimonial.
Cada metodologia tem uma finalidade específica. Entre em contato para saber mais.
Em uma segunda fase do trabalho, após o Valuation de sua empresa, assessoramos nossos clientes em projetos de fusões e aquisições para diversos segmentos. Para um processo de venda de empresa ou dissolução societária, é fundamental que seja realizado anteriormente o Valuation da empresa que será alvo de negociação, para que haja consenso e entendimento do valor do ativo a ser negociado.
O Valuation será utilizado como forma de parâmetro por parte dos vendedores para balizar propostas recebidas. Não necessariamente será utilizado diretamente na negociação, como objeto de discussão sobre o valor da empresa com o investidor interessado.
Os passos básicos para uma negociação são: (i) realização de valuation; (ii) lista de potenciais interessados com capacidade de Aquisição da empresa; (iii) elaboração de teaser; (iv) assinatura de acordos de confidencialidade; (v) envio de infomemo; (vi) recebimento de propostas; (vii) due diligence; e (viii) contratos finais.